Ferramentas de automação Geração de leads Automação Marketing digital

Ferramentas de automação Geração de leads Automação Marketing digital

Dezembro 6, 2018 0 Por admin

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O que é automação de marketing?

Automação de marketing é a união de tecnologias e processos para interessados em vendas e marketing, com o objetivo de aumentar a eficiência e os resultados das atividades do marketing. A automação de marketing consiste em 3 partes: Rastrear todos os pontos de contato entre as empresas e clientes em potencial (leads).

 

O que significa automação de marketing?

Automação de Marketing é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações.

 

O que significa gerar leads?

Geração de leads é um termo de marketing usado, muitas vezes, em marketing de conteúdo, para descrever o registro de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço. Existem diversas formas de gerar leads.

 

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O que é automação de Marketing

Automação de Marketing é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa. Através dela é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.

Por exemplo, pense na rotina de uma equipe de marketing digital: toda semana eles precisam publicar conteúdos no blog para atrair novos visitantes. Depois, é preciso divulgar esses posts nas redes sociais e gerenciar todo o engajamento que eles geram. Além disso, eles precisam gerar contatos, ou seja, leads para a equipe de vendas, e por isso eles capturam emails ofertando uma newsletter.

Mas a equipe de vendas precisa de mais informações antes de entrar em contato, e é por isso que o marketing produz ebooks, webinars e planilhas que são disponibilizados após o preenchimento de um formulário que pede informações como site, telefone, área de atuação, etc.

Avaliando as respostas dos formulários, é possível identificar que algumas pessoas seriam clientes ideais para a empresa deles, mas outras nem tanto. Para esse segundo grupo, é preciso nutrir o relacionamento com a ajuda de conteúdos educativos.

Se tudo isso já não bastasse, a equipe de marketing também precisa mensurar os resultados de suas ações e campanhas, além de avaliar, junto com a equipe de vendas, se eles estão atraindo os clientes corretos para a empresa.

Resumindo, o volume de atividades e processos necessários para fazer essa “máquina” funcionar é gigante. E quanto mais a empresa crescer, maior o número de contatos a serem gerados e trabalhados.

É por isso que as equipes de marketing precisam de ferramentas que reduzam o trabalho manual. Elas ajudam a aumentar a eficiência do time e diminuir o tempo gasto com cada tarefa. E nesse caso, tempo é dinheiro!

Com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing é possível agendar as postagens nas mídias sociais, disparar emails específicos de acordo com dados ou ações dos contatos, avaliar as pessoas que estão realmente prontas para conversar com a equipe de vendas, mensurar os resultados das campanhas e muito mais!

E não é só isso! Para conhecer as outras vantagens das ferramentas de automação, leia o tópico abaixo:

Os benefícios da automação de Marketing

As empresas grandes, que lidam com milhares de contatos e clientes, veem na automação um benefício claro: ele facilita o dia a dia dos funcionários e ainda melhora o gerenciamento de tudo.

Mas quem ainda está começando pode se sentir reticente quanto a realizar um investimento nesse caminho. Afinal, se a empresa ainda é pequena, é possível administrar esses detalhes manualmente, não é mesmo?

Independente de qual for o seu caso, saiba que a automação tem muito mais a oferecer, como:

Maior geração de leads

Se a sua empresa já tem a jornada dos clientes bem mapeada, é muito mais fácil criar guias e processos que te ajudem a atrair e capturar mais leads.

E de acordo com a pesquisa TechTrends 2017, se você fizer isso com a ajuda de uma ferramenta de automação, pode conquistar 2 vezes mais contatos.

Melhor geração de oportunidades de venda

Uma pessoa pode não ter interesse no seu produto hoje, mas talvez isso mude daqui 2 ou 3 meses. Nesses casos, você precisa se manter ocasionalmente presente na vida deles, nutrindo o relacionamento com conteúdo útil e educativo, preparando-os para o momento da compra.

Com a automação de marketing é possível fazer esse acompanhamento de forma personalizada, o que aumenta a geração de oportunidades de negócio para a sua equipe de vendas.

Sem essa prática, talvez as pessoas demorariam ainda mais para se sentirem prontas ou nem chegariam ao estágio de decisão de compra.

Reduz o ciclo de vendas

Como a ferramenta de automação te ajuda a acompanhar, gerir e nutrir seus contatos, você consegue deixar o processo de vendas mais consultivo.

Isso quer dizer que os futuros clientes gastam menos tempo argumentando, o que torna o processo de compra mais rápido e eficaz.

Reduz o CAC

CAC é o acrônimo do termo em inglês “cost to acquire customers” ou custo de aquisição do cliente. Ela é a métrica que indica quanto dinheiro você precisou gastar para conseguir um novo cliente para a sua empresa.

Agora, imagine que a sua equipe de marketing realizou uma promoção especial para a Black Friday e teve um retorno incrível: vocês atraíram 20 novos clientes por R$ 50 reais cada. Apesar disso, vocês tiveram que cuidar de cada processo manualmente, analisando perfil a perfil, verificando as informações de cada cliente antes de transferí-las para a equipe de vendas, o que gastou dias e dias de trabalho da sua equipe.

Nesse ritmo, sua equipe não consegue aumentar o impacto ou realizar múltiplas campanhas a menos que contrate mais mão de obra.

Mas, com uma ferramenta de automação, as tarefas maçantes e processuais são otimizadas, e as informações melhor processadas. Desta forma, sua equipe tem tempo de sobra para ampliar os esforços da campanha, atingir mais pessoas e, consequentemente, atrair mais clientes com o mesmo investimento. Resumindo, você reduz o seu CAC!

O que faz uma boa ferramenta de automação de Marketing

Agora que você já entendeu o que é automação e quais os benefícios que essa plataforma te entrega, é hora de conhecer as principais funcionalidades de uma boa ferramenta e como elas podem colaborar com as suas estratégias de marketing.

Mídias Sociais

Quem trabalha com marketing digital já sabe: “o conteúdo é rei e a divulgação, rainha”.

Para ter sucesso não basta produzir conteúdo, é preciso investir tempo e dinheiro na divulgação e, nesses casos, as mídias sociais são nossas grandes aliadas!

O problema é que publicar na frequência adequada para cada rede, além de acompanhar e gerenciar todos os engajamentos é uma tarefa e tanto. É por isso que as boas ferramentas de automação podem te ajudar a:

  • agendar suas postagens nas redes;
  • monitorar curtidas, comentários, compartilhamentos e etc.;
  • monitorar os cliques que você atraiu pelas mídias sociais;
  • identificar, integrar e acompanhar as interações dos usuários em múltiplas plataformas.

 

 

Profissional Márcio Dantas  /  Negócios online

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